Dezembro chegou e, logo mais, o Natal também chegará...
Crédito Imagem: lounge.obviousmag.org |
Por aqui é muito comum ouvir as pessoas falando nos adventos natalinos... mas qual o seu real significado?
Bom, o advento é o momento, em que as pessoas se preparam para a chegada do menino Jesus. O primeiro advento tem início sempre em um domingo a quatro semanas do Natal, que neste ano foi no dia 29/11. Seu significado é muito forte aqui na Alemanha e alguns simbolismos são utilizados, como a "Coroa do Advento" e o "Calendário do Advento".
A Coroa do Advento [Fonte: www.significados.com.br]
Crédito imagem: waldorfpetropolis.wordpress.com |
A coroa do advento é uma coroa de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. Este costume é relativamente recente, que remonta talvez ao século XIX, e que se difundiu a partir da I Guerra Mundial.
Este ramo está cheio de simbolismo. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.
As quatro velas da coroa representam cada uma das quatro semanas e são acesas em cada Domingo do Advento.
O Calendário do Advento [Fonte: www.maputo.diplo.de]
O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal.
Crédito imagem: www.melonews.com.br |
No primeiro dia do mês, as crianças alemãs recebem um calendário do Advento e o penduram ao lado de suas camas, abrindo uma nova janelinha a cada dia. Em suas aberturas são colocadas fotos, brinquedos ou chocolates, para enfeitá-los.
Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até o Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais prazerosa para as crianças.
As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles, dizem, data de 1851. Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de dezembro até a noite de Natal.
Bom, por hoje é só... mas, que tal aproveitar um Weihnachtsmarkt (post em breve) este final de semana?
Bjs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário