sexta-feira, 4 de março de 2016

Viajando pela Alemanha - Berlim - Parte II

Curiosidade sobre Berlim

Você sabia que Berlim foi dividida em 4 partes no pós-guerra?
Apesar de ser de conhecimento público que Berlim foi dividida em Berlim Ocidental e Berlim Oriental, permanecendo assim até o fim da Guerra Fria. Contudo, ao final da 2ª Guerra Mundial, a cidade foi divida em 4 partes:
  • União Soviética
  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • França
Sendo a União Soviética a detentora da Parte Oriental (Berlim Leste) e os demais países detentores da Berlim Ocidental (Berlim Oeste).


Bom, vamos continuar com os passeios... Neste post resolvi colocar os locais que envolvem muita história.

O que fazer em Berlim?

Loja conceito da VW

Para os amantes de carro, é uma ótima passagem.já que a loja possui alguns modelitos diferentes para serem apreciados.


- Memorial do Holocausto


É um memorial em Berlim para vítimas judias do Holocausto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold. Consiste de uma área de 19.000 metros quadrados (4,7 acres) coberta com 2.711 blocos de concreto ou "stelae", parecendo com um campo ondulado de pedras.


De acordo com o texto do projeto de Eisenman, os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana. 

Fonte: Wikipedia

- Checkpoint Charlie

Hoje o Checkpoint Charlie é um dos principais pontos turísticos de Berlim... Já durante a Guerra Fria foi o principal ponto de passagem entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Ou seja, esse lugar tem MUITA história.

Além de poder tirar fotos com os "militares" que ficam na fronteira, você ainda pode ganhar alguns carimbos no passaporte.

Sobre: O Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste, e — para alguns alemães orientais — uma estrada para a liberdade. É frequentemente exibida em filmes e livros de espiões, como os escritos por John le Carré. Um famoso café e ponto de observação dos oficiais aliados, forças armadas e outros visitantes, o Cafe Adler ("Cafe Águia"), está situado exatamente no checkpoint. Era um excelente ponto de observação da Berlim Oriental, enquanto se degustava algo para beber ou comer. [Fonte: Wikipedia]

- Muro de Berlim


Bom, para mergulhar ainda mais nessa história de Berlim Ocidental e Belim Oriental, uma ótima visita para fazer na sequência é ir visitar o Muro de Berlim. Sim! ainda há pequenos trechos intactos... Fora as demarcações espalhadas pela cidade.



Para chegar nesse trecho do muro, é só descer na estação de U-Bahn Bernauer Straße. Fica logo em frente.

- Centro de Documentação

Dali do muro, avistamos uma "casa" com várias pessoas no terraço. Na verdade é o Centro de Documentação que conta a história do muro. Por exemplo, há fotos de janelas de prédios do lado oriental sendo tampadas, para que as pessoas não ficassem sonhando com o lado ocidental...

É possível subir no terraço, de onde se tem uma de um trecho preservado do muro, onde se vê os postes de iluminação e a torre de guarda, bem como o caminho de ronda dos guardas.



- Neue Wache

Neue Wache, ou New Guardhouse ou Nova Casa da Guarda, é um "Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”.
Basicamente tem uma estátua de uma mãe segurando seu filho, morto na guerra, no colo.
Vale a visita!



Bom, depois de tanta história pesada, nada melhor do que relaxar na:

- Loja da Ritter Sport

Lá, o chocolate pode ser customizado a gosto do Freguês.


Crédito Imagem: Philips
Veja também:

Bjs e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário