sexta-feira, 25 de março de 2016

O que fazer em Stuttgart - Ópera

Uma coisa que aprendi com os desenhos, foi a gostar de clássicos. Não me esqueço do episódio em que o Pernalonga protagoniza o Barbeiro de Sevilha, também conhecido como Figaro.

Fonte imagem: https://cdn.fstatic.com
Desde então tenho vontade de assistir a essa ópera.

A ópera aqui de Stuttgart exibe várias produções interessantes e, por um acaso, há poucos dias teve uma apresentação da ópera "o Barbeiro de Sevilha".

Eu não poderia perder esta oportunidade...

A Ópera
Fonte imagem: http://www.theater-stuttgart.net

A Opera de Stuttgart é uma das casas de ópera mais importantes da Europa, sendo um complexo de três teatros: o Stuttgart Opera, o Stuttgart Schauspiel (teatro) e o Stuttgart Ballet. 

Além de possuir a reputação de ser uma das principais casas de ópera do mundo, o prédio deixa qualquer um babando!




Endereço: Oper Stuttgart
Oberer Schlossgarten 6
70173 Stuttgart
phone: +49 (0)711 203 20
fax: +49 (0)711 203 23 89

Programação

A programação pode ser retirada diretamente na bilheteria do teatro ou pela internet: www.oper-stuttgart.com



 

Ingressos

O preço dos ingressos em geral são um pouco salgados, mas de vez em quando não mata ninguém!

A bilheteria (ou Theaterkasse) fica na Königstrasse 1B (Theaterpassage), 70173 Stuttgart. Abre de segunda a sexta-feiras das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h.

Mas... para quem é estudante, inclusive de curso intensivo de alemão (como eu), há a opção de comprar o ingresso 1h antes do início do espetáculo (sim, há o risco de ficar sem ingresso!), no Abendkasse (dentro do próprio teatro). Neste caso, o ingresso sai por apenas 10 euros!!! Isso que eu chamo de incentivo à cultura!!!

Ah! Um detalhe. Muitas vezes os ingressos de última hora são nos melhores lugares do teatro, já que esses ingressos são os que normalmente sobram...

Compramos um ingresso com um desconto para estudante e um outro regular, já que o Leandro não tem a carteirinha de estudante... mas valeu muito a pena! Ficamos em um camarote exclusivo, bem pertinho do palco!



Sobre entender o espetáculo

Assim como todas as óperas, o espetáculo foi em italiano.
Apesar da semelhança com o português, não é possível entender 100% das palavras.
É importante ler sobre a ópera antes, assim você sabe do que se trata e não fica perdido. Além disso, há um placar com legenda acima do palco (no caso em alemão), onde é possível acompanhar os detalhes.
Recomendo a experiência!

Sobre o Barbeiro de Sevilha - Resumo [Fonte: Wikipedia]

Ato I
Amanhece. O Conde Almaviva faz uma serenata diante da janela da jovem Rosina, mesmo desconhecendo o nome da donzela a quem canta. Rosina não lhe responde. O Conde ouve ao longe a voz de um homem a cantar: é o barbeiro Fígaro, seu amigo, que estranha vê-lo longe de casa àquela hora. Almaviva explica ao Fígaro o seu intento de cortejar a "filha do médico" que ali mora (embora Rosina seja tutelada e não filha do médico). Prestativo, Fígaro coloca-se à disposição do conde, para ajudá-lo. Ambos ouvem quando Don Bartolo, o tutor de Rosina, diz que vai sair e que no caso de Don Basílio - o professor de música de Rosina e casamenteiro - chegar, devem fazê-lo esperar até a sua volta. Dom Bartolo sonha casar-se com Rosina. Fígaro propõe ao conde que use um disfarce, para entrar na casa de Rosina.

Enquanto isso, o Dr. Bartolo e Basílio discutem uma forma de ficarem livres do conde e chegam à conclusão que o melhor é elaborar um contrato de casamento, já naquele mesmo dia. Fígaro, que ouviu tudo, avisa a Rosina das intenções de Dom Bartolo e informa que o seu primo Lindoro, um estudante está apaixonado por ela - "Lindoro" é, na verdade, o pseudônimo que o conde Almaviva vai usar para aproximar-se de Rosina. Ansiosa, Rosina escreve um bilhete ao conde. Dom Bartolo entra e surpreende o encontro entre o Fígaro e Rosina. Muito desconfiado, Dom Bartolo decide-se por manter Rosina presa em casa.

Entra um soldado (que, na verdade, é o conde Almaviva, disfarçado), e desafia Bartolo para uma luta de espadas. Notando que um pedaço de papel está sendo passado a Rosina, Dom Bartolo exige vê-lo. Rosina troca os papéis e o que ela passa a Dom Bartolo é uma lista de roupas para a lavanderia. Dom Bartolo e o "soldado" discutem acaloradamente, enquanto Fígaro tenta apaziguar os ânimos, dizendo que tamanhos berros podem ser ouvidos pela cidade inteira. Entra um verdadeiro policial que, não conseguindo apurar o que está havendo, retira-se.

Ato II
Dom Bartolo suspeita de que o policial seja um espião mandado pelo conde. Entra um jovem cognominado "Don Alonso" (novamente, o conde disfarçado), avisando que Basílio estava doente e não podia dar aulas a Rosina, por isso, mandava-o em seu lugar. Avisa a Dom Bartolo que alguém, chamado "Conde Almaviva", o está enganando, mostra-lhe a carta de Rosina como prova, e solicita falar a sós com ela. Dom Bartolo consente. Rosina reconhece Lindoro apesar do disfarce e inicia-se a aula de música, enquanto Dom Bartolo descansa.

O Fígaro chega logo após a aula, e Dom Bartolo exige explicações. O Fígaro diz que ali estava para fazer a barba a Dom Bartolo. Dom Bartolo entrega as chaves para que o Fígaro vá buscar a navalha e o restante material para a feitura da barba. Às escondidas, o Fígaro subtrai uma das chaves do molho que Dom Bartolo lhe entregou. O professor de música Dom Basilio aparece, para espanto de todos. O Fígaro e o conde (disfarçado) passam a afirmar que Basílio está com escarlatina e deve permanecer em repouso. O conde suborna Basílio que acaba por sair.

O Fígaro faz a barba a Dom Bartolo, enquanto o conde e Rosina simulam uma aula de música. O conde combina uma fuga com Rosina. Avisa que o Fígaro já tem a chave da janela e que ambos lá estarão, à meia-noite, para buscá-la. Dom Bartolo ouve a conversa, expulsa o Fígaro e o conde, e procura Don Basílio para avisá-lo de que o tal Dom Alonso que ele mandou para substituí-lo é um farsante. Terminam por deduzir que tanto Dom Alonso quanto Lindoro são disfarces do conde e vão apressar a feitura do contrato de casamento.

Dom Bartolo diz a Rosina que Lindoro brinca com seus sentimentos, e para provar o que lhe diz, mostra-lhe a carta em que Lindoro expõe os planos para a sequestrar e a entregar ao conde Almaviva. Para vingar-se Rosina aceita casar com Dom Bartolo. Cai uma chuva torrencial quando o conde e o Fígaro entram no quarto de Rosina. Rosina quer expulsá-los mas o conde logo se identifica e explica-lhe que Lindoro jamais existiu.

Chega o juiz de paz para celebrar o casamento de Rosina com o conde. Basilio é forçado a ser testemunha do casamento. Dom Bartolo chega com um policial, para prender o Fígaro e o conde, mas Almaviva identifica-se e Dom Bartolo dá-se finalmente por vencido. O Fígaro, o conde e Rosina comemoram.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário