sexta-feira, 6 de maio de 2016

Viajando por aí - Sud de France - Parte II

A parte mais engraçada de viajar é o fato de encontrar paisagens tão distintas em lugares tão próximos.

Nessa parte da viagem passamos por Montpellier, Nîmes, Pont du Gard, Sète, Aigues-Mortes, Les Baux-de-Provence, Arles e Avingnon.

Inicialmente, nossa ideia era se hospedar em Montpellier e sair para os passeios a partir de lá, mas depois de uns dias que estávamos por lá, descobrimos que Nîmes seria muito mais fácil, já que a maior parte dos transportes (ônibus ou trens regionais) partiam de lá... então resolvemos mudar de hotel!

Bom, vamos aos passeios!

Montpellier

Montpellier pertence à região de "Languedoc-Roussillon". É famosa por sua universidade e é uma das poucas cidades "grandes" que visitamos.

A cidade é muito charmosa e, por incrível que pareça, foi o 2º lugar em que encontramos brasileiros nessa viagem.

O ponto mais movimentado da cidade é a Place de la Comedie, com seu inúmeros restaurantes divinos. Durante á noite, praticamente toda a cidade se reúne por lá e muitos levam sua própria taça de vinho... rs...
Há diversos pontos interessantes para se visitar, mas não perca os edifícios que possuem pintura 3D!

Nîmes

Também em "Languedoc-Roussillon", fomos até Nîmes, que um ou dois dias depois se tornou nossa "base".

Esta cidade francesa, de domínio do Império Romano, ainda conserva um anfiteatro, o qual está em uso nos dias atuais!

A cidade possui diversos pontos interessantes para visitar, sendo perfeita para passar um dia!

Pont du Gard

A ponte do Gard (Pont du Gard em francês) é uma porção de um aqueduto romano situado no sul da França, perto de Remoulins, Uzès e Nîmes. Trata-se de uma ponte construída em três níveis que assegura a continuidade do aqueduto que trazia água de Uzès até Nîmes na travessia do rio Gardon (também chamado rio Gard). Foi provavelmente construída no século I a.C.. Os arquitetos e engenheiros hidráulicos romanos que a desenharam criaram uma obra-de-arte técnica e artística. [Fonte: Wikipedia]

A ponte é impressionante e faz parte da lista de patrimônios da UNESCO. Vale passar algumas horinhas no local!

Sète

Decidimos ir para Sète na estação de trem, no momento de comprar o bilhete. Era um domingo e não tínhamos muito o que fazer em Montpellier...

A cidade de "Languedoc-Roussillon" impressiona por seu charme litorâneo. Nesta cidade tive, pela primeira vez, contato com o Mar Mediterrâneo, pelo qual me apaixonei...

Ah! Uma dica: se alguma vez você ler no cardápio de algum restaurante "Monk Fish", fuja dessa opção!

Aigues-Mortes

Aigues-Mortes (ou Águas Mortas), é uma cidade murada em "Languedoc-Roussillon" que conserva, até hoje, suas características medievais. Além disso, possui a salina de "Camargue", a qual produz cerca de 450 mil toneladas de sal por ano, dentre eles o meu favorito: a flor de sal.

Les Baux-de-Provence

Desta vez mudamos de região. Fomos para "Provence-Alpes-Côte d'Azur". E, mais uma vez, fomos visitar uma das vilas mais belas da França*.

Les Baux-de-Provence é uma vilazinha nos estilo medieval. E, para conservar essas características, há catapultas que até hoje estão em atividade. Sim, as catapultas funcionam e para mostrar isso, em determinados horários do dia, há apresentações com atores vestindo trajes medievais.

*Ah! Pra quem tiver interesse, é possível consultar a lista das vilas mais belas da França aqui.

Arles

Ainda hospedados no hotel em Nîmes, mas mais uma vez em "Provence-Alpes-Côte d'Azur". Arles é mais uma cidade que passou por domínio romano e que mantém vestígios até hoje. Basicamente é uma cidade grande, se comparada com as demais que visitamos, com muita história pra contar...

Avignon

Pra finalizar este trecho da viagem, fomos até Avignon, também em "Provence-Alpes-Côte d'Azur". A cidade é famosa por ter servido como residência dos Papas, no século XIV.

"O período (1309-1377) em que os papas estabeleceram residência em Avignon é conhecido como o Papado de Avinhão, que teve início quando o papa Clemente V fixou residência em Avignon. Em 1377, o papa Gregório XI decidiu recuperar o trono de São Pedro, em Roma, o que não reconstruiu a unidade do papado, e sim provocou a pior crise de sua história: o Grande Cisma do Ocidente, com dois ou mais papas simultaneamente em Avinhão e Roma, e que só seria ultrapassado em 1417." [Fonte: Wikipédia]

Bom, fico por aqui. Veja também:
- Viajando por aí - Sud de France - Parte III (em breve)