Aqui em Stuttgart a empresa responsável pelo transporte público é a SSB (Stuttgarter Straßenbahnen AG), a qual é integrada com a VVS Transit and Tariff Association Stuttgart (Verkehrs- und Tarifverbund Stuttgart, VVS).
U-Bahn |
A SSB opera cerca de 15 linhas ferroviárias e cerca de 44 linhas de ônibus. Já a VVS proporciona a integração entre os transportes em Stuttgart e quatro distritos vizinhos: Böblingen, Esslingen, Ludwigsburg e Rems-Murr-Kreis.
A rede de transportes é bem integrada e conta com o U-Bahn (equivalente a um metrô), com o S-Bahn (trem) e com ônibus. Qualquer um dos transportes pode ser utilizado com um mesmo bilhete, que após validado pode ser usado por 2 horas (trajeto One-Way, sendo possível sair do transporte e retomar a viagem neste intervalo). Sem contar que o transporte é super acessível para pessoas com deficiência, mamães com carrinho de bebê e ciclistas.
Diferentemente do Brasil, aqui você não possui catracas para acessar o transporte, mas é obrigação de cada passageiro possuir o bilhete e validá-lo (instruções sobre uso da máquina podem ser encontradas no site da VVS).
O não pagamento do transporte pode resultar em multas, caso os fiscais do transporte notem que você não possui bilhete... Hoje, ouvi um fiscal informando uma passageira (sem bilhete) que ela deveria pagar 60 euros (não sei se a multa é padrão no país...). Além disso, a terceira recorrência de não pagamento do transporte pode resultar em cadeia...
ZONAS
As zonas delimitam o valor a ser cobrado pelo transporte em relação à distância do centro da cidade.
O transporte na região de Stuttgart é composto por diversas zonas. Sendo assim, você paga conforme a quantidade de zonas você for cruzar.
TARIFAS
Atualmente, a tarifa individual para uma zona custa 2,30 euros e vai aumentando conforme o número de zonas que você anda.
Mas há algumas opções de compra que reduzem um pouco o valor da passagem:
- Ticket 4 viagens: é possível economizar alguns trocados, caso você opte por comprar o ticket que permite quatro viagens. Este tipo de bilhete deve ser validado em cada viagem.
- Ticket diário: ticket válido para um dia inteiro, independente da quantidade de viagens. Pode ser comprado individualmente ou para grupos (a partir de 2 pessoas)
- Ticket Semanal/Mensal: é possível comprar o ticket válido para uma semana ou para um mês e, consequentemente, fazer uma boa economia na passagem.
Para que você possa comprar os tickets "semanal" ou "mensal" é necessário fazer um cartão (gratuito) em qualquer loja da VVS. Na posse deste cartão, a máquina de vendas permite que você compre os bilhetes, conforme zona registrada e, no caso de algum fiscal te parar, é só mostrar o cartão, juntamente com o bilhete.
IMPORTANTE!!!
A validação do bilhete deve ser feita dentro do ônibus ou vagão do U-Bahn. Já para o S-Bahn, a validação deve ser feita nos validadores localizados, muitas vezes, antes do acesso à plataforma (normalmente próximo a máquina de compra).
Nota: caso seu trajeto se resuma em andar até 3 estações em uma mesma linha, ou seja, sem baldeações, é possível comprar a tarifa reduzida por 1,20 euro.
Para mais detalhes sobre tickets, visite o site da VVS.
Nota: caso seu trajeto se resuma em andar até 3 estações em uma mesma linha, ou seja, sem baldeações, é possível comprar a tarifa reduzida por 1,20 euro.
Bilhete sendo validado dentro do U-Bahn |
APLICATIVO VVS
Uma ótima opção para consultar trajetos e horários de transportes, onde quer que você esteja, é o aplicativo da VVS.
Ele indica quais as melhores opções de trajeto, com base nos endereços de partida e destino. Ah! Os preços também são listados.
- O sindicato dos maquinistas possui bastante força aqui na Alemanha... como consequência, não é incomum que os trens do S-Bahn (operados pela DB) sejam afetados por greves.
- Assim como a maior parte dos locais fechados, o transporte público aqui em Stuttgart possui aquecedor para amenizar os dias extremamente frios.
Espero ter sido útil!
Bjs e até o próximo post.
Nota: as fotos do post foram extraídas da internet.
Nota: as fotos do post foram extraídas da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário