sexta-feira, 12 de junho de 2015

Curiosidades sobre morar na Alemanha – O lixo

O tratamento do lixo na Alemanha é considerado um dos mais eficientes da Europa.
No início de cada ano, o governo entrega uma cartilha, personalizada para cada residência, onde há o calendário de coleta DOS LIXOS.
Isso mesmo, DOS LIXOS.


O lixo aqui é separado em quatro tipos distintos, sendo que cada cidadão é obrigado a fazer essa separação. Aqui onde eu moro, o seguinte padrão é utilizado:
  • Restmüll: é o lixo comum, não orgânico e não reciclável, por exemplo, o lixo do banheiro.Nota: o papel higiênico é descartado no vaso sanitário.
  • Biomüll: é o lixo orgânico, inclui não apenas resto de comida, mas também plantas, o papel toalha utilizado para limpar alguma comida etc.
  • Gelbe Sack: é um saco amarelo, fornecido gratuitamente, onde todo o lixo reciclável é descartado, exceto papel e vidro.
  • Altpapier: os papéis são coletados separadamente dos demais lixos recicláveis.
Nota: os nomes dos lixos podem mudar conforme a cidade.


O "Ponto Verde" está em todas as embalagens que devem ir para o Gelbe Sack


A coleta de cada um dos lixos possui uma data específica, definida no planejamento anual da coleta.

Os vidros devem ser descartados em contêineres específicos, distribuídos por toda a cidade, ou podem ser levados ao supermercado, uma vez que algumas garrafas também dão retorno financeiro.

As garrafas PET não são descartadas em lixo comum, pois estas valem dinheiro... Sempre que você comprar, água, suco ou qualquer outro produto, cuja garrafa possuir o símbolo de reciclagem, é necessário pagar um depósito de 0,25 centavos por garrafa.
Após consumir o conteúdo, levamos as garrafas ao supermercado para descarte na máquina de garrafa PET, então, um vale é impresso, podendo ser utilizado para compras no próprio supermercado ou ser trocado por dinheiro.
Nota: valor do vale = nº de garrafas * 0,25

Outro dia, vi que um vizinho colocou em sua calçada vários lixos "alternativos", tais como colchões, armários, carrinho de bebê etc. Na manhã seguinte, um caminhão de lixo passou para recolher o lixo descartado. Neste caso, se utilizou o serviço de coleta agendada...

Ah! Pilhas, lâmpadas e roupas também possuem uma lixeira própria...





Enfim, a consciência para a reciclagem está em cada cidadão...

Bjs!!!

7 comentários:

  1. Seria tao bom se o Brasil investisse o.minimo q fosse na educação para coleta seletiva!!! Eu digo educação pq em Santo André tem a coleta, mas são poucos q fazem essa separação. Quem sabe algum dia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Luciana... Também tenho esperança de que um dias as pessoas terão consciência...

      Excluir
  2. Seria tao bom se o Brasil investisse o.minimo q fosse na educação para coleta seletiva!!! Eu digo educação pq em Santo André tem a coleta, mas são poucos q fazem essa separação. Quem sabe algum dia!!!!

    ResponderExcluir