sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Morando na Alemanha - Visto de Acompanhante

Tenho recebido alguns e-mails perguntando sobre o visto para acompanhante.
Por este motivo, resolvi compartilhar minha experiência com vocês...


Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que o contrato do meu marido é de expatriado e que casamos "no papel" antes de vir pra cá.

Pelo tipo de contrato Short Term Assignment, a empresa não dá suporte à esposa, então tivemos que fazer parte do processo por nossa conta... 

Ainda em São Paulo, enviamos nossa certidão de casamento para Tradução Juramentada (no site do consulado alemão há uma lista de tradutores autorizados). Um segundo passo foi ir até o consulado alemão para fazer o reconhecimento. Não precisa agendar horário, mas é necessário ficar atenta ao horário de funcionamento. Valores e horário de funcionamento do consulado estão disponíveis no website.

Com base nos documentos que obtive no site do consulado, eu deveria solicitar o visto aqui na Alemanha e minha entrada na Europa deveria ser pela própria Alemanha.

Logo que cheguei aqui em Stuttgart, fui à prefeitura para registrar meu endereço (procedimento obrigatório) e aproveitei para passar no departamento de estrangeiros  que fica no mesmo prédio.

Apesar de ser um departamento para estrangeiros, a pessoa responsável por dar informações não fala inglês... hehehe... Então, fica mais simples se você pode se dirigir para a sala correspondente à 1ª letra do seu 1º sobrenome (há placas indicando as letras). Lá, em tese, quem vai te atender fala inglês, apesar da preferência de que você fale alemão.

Já na sala, explicamos a minha situação (meu marido foi comigo) e recebemos um papel de "aplicação para o visto para preencher" e um checklist de documentos que eu deveria apresentar no dia da entrevista, que já foi agendada pela pessoa que me atendeu. 

A Entrevista
A entrevista foi bem tranquila, lembrando que meu marido precisou ir comigo. 
Apenas pagamos a taxa e em poucos minutos já estava com o visto no meu passaporte, o qual inclusive me permite trabalhar, devido ao tipo de visto do meu marido. O meu visto está atrelado ao dele...

Preciso falar alemão para obter o visto?
Não. 
Não é necessário falar alemão (a exigência é apenas para esposas estrangeiras de alemães). 
No formulário que você preenche para solicitar o visto há uma questão sobre o que você fará para se integrar. Neste caso o curso de alemão pode ser a resposta, então levei uma carta da escola que eu tinha me matriculado aqui...

Preciso declarar algum valor para conseguir o visto?
Você não.
Meu marido assinou uma declaração informando que o salário dele é suficiente para sustentar nós dois. A empresa dele também fez uma declaração de que ele estava empregado... Fora isso, não é preciso fazer qualquer declaração de valores.

Terei problemas na imigração, caso eu viaje apenas com a passagem de ida e sem visto?
Provavelmente.
Vim para cá um mês após meu marido e, como não tinha a passagem de volta, o funcionário da Lufthansa quase não me deixou embarcar... uma vez que eu não tinha passagem de volta nem o visto. Expliquei a situação para ele e mostrei minha certidão de casamento original e traduzida. Eu também estava portando os documentos referentes ao contrato de trabalho do meu marido.
Fiquei morrendo de medo de ser barrada na imigração aqui, mas tudo o que o funcionário daqui me falou foi "hello!". Portanto, tenha em mãos documentos que comprovem o vínculo empregatício do parceiro e o grau de relacionamento entre vocês.

Espero ter te ajudado!
De qualquer forma, sugiro tentar obter o visto no Brasil, assim você não precisa ficar com frio na barriga por não consegui-lo e ter que voltar para casa...

Ausländer und Staatsangehörigkeitsrecht departamento de estrangeiros aqui de Stuttgart
Endereço: Eberhardstrasse 39. 
Funcionamento de segunda à quarta-feira das 8h30 às 13h, de quinta-feira das 13h às 18h e de sexta-feira das 8h30 às 12h).

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Oi. Pra qual empresa seu marido foi trabalhar? Eu estou vendo uma transferência da SAP no Brasil para a SAP na Alemanha. Improvável, mas possível que seja a mesma, não? :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Muller.a, espero que sua transferência aqui pra Alemanha dê certo!!! É uma experiência ótima, sem contar que fica muito mais fácil viajar por aqui... Sobre a empresa, não é a SAP... mas por aqui você vai encontrar muitos brasileiros que trabalham em diversas multinacionais... Abraço e feliz 2016!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou agora na mesma situação, meu marido teve uma proposta de ir expatriado e eu iria acompanhá-lo. Sobre o visto de trabalho que você recebeu, você chegou a trabalhar? É simplesmente ir no departamento de estrangeiros e eles liberam? Ou eles irão analisar depois a proposta de emprego que você receber para liberar ou não? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessy, tudo bem?

    Estou na mesma situação rs.. quais documentos você levou para conseguir entrar com tranquilidade?

    P.s. estou me mudando para Stuttgart agora no dia 02/12... quem sabe a gente não toma um café :)

    Meu insta: nicole zweibruk

    ResponderExcluir